segunda-feira, maio 02, 2011

Aprendizado


Com os arquitetos aprendi que beleza, estética têm que estar associadas com a funcionalidade, a objetividade e a sustentabilidade.
Aprendi, também, que não existe uma verdade absoluta, que o ponto de vista e que as experiências de vida alteram as percepções desta verdade para cada participante. (Direito)
Com a Engenharia, aprendi que é possível calcular e antecipar possíveis falhas, identificá-las, porém nunca prevê-las ou evitá-las totalmente.
A medicina, principalmente a veterinária, me ensinou que para cuidar de alguém, para ajudar, não se pode ter pena, nem deixar que essa pena o controle. Tem-se que fazer o que é necessário, sem hesitações, sem frescuras.
A psicologia me ensinou a ouvir e a considerar tudo e todos, com uma base filosófica: só tenho certeza de minha ignorância; logo, tenho que estar disposto a ouvir e a botar-me no lugar do outro, para, da melhor forma possível, dentro de minha limitações, compreender e relacionar-me com o outro.

2 comentários:

Gustavo disse...

Quando sai a primeira edição do livro?

XanSilveira disse...

to trabalhando num conto... mas tá dificil de acabar...